
As centrais de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em Belo Horizonte vão abrir nos fins de semana, a partir deste sábado (23). A medida será realizada até o dia 4 de maio, data em que termina o prazo para regularização da situação com a Justiça Eleitoral.
Eleitores podem tirar e transferir o título, além de fazer o recadastramento biométrico. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.
Para tirar o título é preciso levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Os homens que vão tirar o título pela primeira vez precisam levar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Biometria
Desde setembro de 2015, eleitores de Belo Horizonte que procuram as centrais de atendimento do TRE-MG já podem fazer o recadastramento biométrico.
Na capital, quase 50 mil eleitores tiveram as digitais identificadas e poderão votar em 2016 de forma ainda mais segura.
O cadastramento biométrico - que ainda não é obrigatório em BH e outros municípios do interior do estado - envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita na hora.
No dia da eleição, a identidade será confirmada também pelo reconhecimento das digitais pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.